segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Incêndio Florestal na Serra de Madureira

       Anualmente, na estação  de seca, por um período crítico que se estende do mês de julho até meados de outubro. Nesta época do ano, as pastagens e a vegetação de uma forma geral, encontram-se muito seca, comportando-se como verdadeiros “rastilhos de pólvora” que a qualquer descuido, são devorados por grandes incêndios florestais.
      Os incêndios florestais provocam grandes prejuízos, tanto humanos (perda de vidas) quanto ambientais (danos na fauna e na flora), tendo também conseqüências econômicas consideráveis: destruição de "habitat", prejuízos florestais, custos para combater o fogo. Entre outros métodos de combate aos incêndios florestais, os aviões e helicópteros têm se mostrado bastante eficientes e podem ser usados para lançar água ou de retardantes químicos sobre o fogo.
      Na Serra de Madureira localizada no lado Norte do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu tem um histórico de queimadas muito antigo,  anualmente cerca de 10 hectares se perde com as queimadas.
      A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura esta no combater dessas queimadas, no ultimo mês os funcionarios do Parque Natural passaram por uma capacitação de combate aos Incêndios Florestais ajudando assim diminuir essas degradações por conta dos incêndios. Entende-se que a equipe ainda é pequena para a dimensão que é a Serra de Madureira, por isso temos uma parceria com o 4°GBM  e Voluntarios nas ações de Prevenção e combate aos incêndios florestais.




      Pedimos a população que denucie qualquer ação de crime contra o meio ambiente na Serra de Madureira ligando para (3765-3999 / 2667-1252 ). Denucie e faça sua parte...