A guarda ambiental de Nova Iguaçu enfrentou na terça-feira, dia 03, seu primeiro desafio: um incêndio de proporção média no Morro do Cruzeiro. O fogo começou a se alastrar por volta das 15h e chegou a oferecer risco às residências do entorno. Cerca de 20 agentes levaram aproximadamente quatro horas para controlar e eliminar as chamas. A operação também contou com o apoio da Guarda Parque do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).
Segundo Edgar Martins, chefe da Guarda Ambiental, o incêndio pode ter sido criminoso. A ocorrência será apurada pela equipe do órgão, que notificará os moradores que deverão prestar esclarecimentos. “Este período de inverno é de estiagem o que é mais um motivo para que os moradores não coloquem fogo em lixo próximo à mata. É bom lembrar que provocar incêndio florestal é crime previsto na lei de crimes ambientais 9.605/98”, explicou.
Denúncias de incêndios podem ser feitas ao Parque Natural Municipal pelo telefone 3765-3800 ou através do e-mail parquemunicipal@gmail.com